06 julho 2010

Hora do Chá



Uma das minhas paixões, um chá bem quentinho, de preferência com um saborzinho exótico.

Para dividir com vocês, trago um texto interessante com um pouco da história do chá

"Conta a lenda que há perto de 5 mil anos o Imperador Chinês Shennong bebia uma taça de água quente quando nela caíram umas folhas de uma árvore das imediações. Curioso, provou a água e logo nesse momento descobriu as propriedades revigorantes daquela mistura, e assim nascia o chá.

Mito ou realidade, certo é que o chá provém de facto da Ásia, e já é utilizado pelos diferentes povos há vários milénios. As propriedades medicinais da bebida são igualmente ancestrais, e nas últimas décadas têm sido investigadas cientificamente, com descobertas fascinantes.

Hoje em dia uma bebida muito apreciada pelos mais variados povos, convém ainda assim distinguir o chá de outras infusões igualmente populares.

Chá é o nome dado à infusão realizada a partir da planta com o mesmo nome, a camellia sinensis. Muitas outras bebidas feitas a partir de infusões de folhas de plantas, frutos ou árvores acabaram por ser conhecidas igualmente por “chá” (como é o caso dos populares chá de cidreira ou de limão), mas em termos precisos trata-se de algo diferente.

No que diz respeito ao chá propriamente dito, existe uma grande variedade de tipos e sabores, o que leva também ao crescimento de um grupo de apreciadores, verdadeiros connaisseurs, à semelhança do que acontece com o mundo da enologia. Ainda assim, é possível agrupar os diferentes tipos de chá em quatro grupos, de acordo com a sua oxidação: chá preto, oolong, verde e branco."

fonte do texto: casadocha.com
Imagen: reprodução.


Bom Chá

Nenhum comentário:

COMENTE Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...